O que é um cartão de visitas?

porFran Dias

O que é um cartão de visitas?

O-que-é-cartão-de-visitas

Existem diversas formas de abordagem e canais para divulgar o seu negócio, seja via internet, boca a boca ou mesmo através de materiais de comunicação impressos. E o assunto de hoje, é exatamente a chave principal para a abordagem inicial do seu empreendimento.

Cartão de visitas

O cartão é uma das melhores formas de tornar explícitos os seus dados comerciais, de modo a identificar a sua empresa, seu cargo e contatos para que os interessados possam lhe acionar em caso de solicitação de serviços. Mas, afinal, o que é e para que servem os cartões de visitas?

Este pedacinho de papel é a principal ferramenta para iniciar as relações de seu networking. Tomando um exemplo bem prático, enxergue o cartão como uma “identidade” da sua empresa, sendo ele a comunicação inicial para um diálogo, seja em uma reunião ou conversa informal com outros empreendedores.

Características do cartão

É composto por nome, endereço, telefones, site, e-mail, redes sociais e logotipo da empresa que você representa, podendo conter inúmeras cores, formatos, tipos de papéis e espessura diferenciados. Ser simples ou ousado dependendo da sua necessidade e intenção para ser lembrado.

Confira nosso vídeo sobre alguns tipos de materiais disponíveis no mercado:

Porque é necessário ter um cartão de visitas?

Como dissemos o cartão é uma troca de contatos, quando se faz negócios ou se tem interesse em um serviço, a primeira coisa a ser feita é disponibilizar todos os meios em que o cliente ou parceiro possa contatá-lo com rapidez e facilidade.

Convenhamos que hoje é muito utilizado o armazenamento de dados em aparelhos móveis (celulares e tablets, por exemplo), porém como qualquer tecnologia sujeita a falhas, você pode perder o contato seja por danificação, furto ou exclusão dos dados de seu equipamento acidentalmente. Tendo em mãos os dados, através do cartão de visitas, acionar seus contatos e armazená-los de forma convencional, se tornar algo mais simples e seguro.

Existem muitas formas e tipos de cartões de visitas, conheça e inspire-se!

Tipos de cartão - Lynx Comunicação 01  Tipos de cartão - Lynx Comunicação 03
Tipos de cartão - Lynx Comunicação 04  Tipos de cartão - Lynx Comunicação 02
Imagem /fonte: Creative Guerrilla Marketing

7 passos para criar seu cartão!

Divulgar o seu negócio é fundamental para chegar ao sucesso, portanto, ser lembrado através de um cartão bonito, atraente e informativo é um grande passo, confira essas dicas para criar seu cartão.

1. Tipo de papel e gramatura:

Quando for escolher o papel para seu cartão de visitas, opte por um papel de alta qualidade, mesmo que o mesmo custe um pouco mais caro, afinal você quer fazer novos negócios e deve conquistar na primeira impressão.
Leve em conta a gramatura (espessura) do papel e sua cor, pois um papel de baixa qualidade pode rasgar facilmente e amassar.

Gramatura do Papel - Lynx Comunicação

2. Tamanho do cartão:

Escolha um tamanho padrão para seu cartão (o padrão brasileiro é 9×5 cm). Um cartão muito grande pode se tornar incômodo para se guardar na carteira ou bolsa. Hoje está disponível no mercado também as versões mini e as com recorte especial (conhecido no meio gráfico como “faca”).

3. Informações concretas:

Use informações e dados que tornem fácil o contato entre você e seu futuro cliente, como por exemplo, nome e último sobrenome, telefone, celular, site, endereço, e-mail e ainda as redes sociais para estreitar o relacionamento.

4. Use cores chamativas:

Faça com que seu cartão se destaque, chamando a atenção de quem for recebê-lo. Mas não exagere para que o mesmo não vire o carnaval, afinal você está procurando relação profissional, um bom designer poderá orientá-lo quanto a combinação e significado de cores para deixar seu trabalho atraente e agradável visualmente.

CORES - LYNX COMUNICACAO

5. Use fontes legíveis:

Seus dados precisam ser de fácil entendimento. Fontes muito enfeitadas (conhecidas também como cursivas) podem causar dificuldade de leitura, além de embaralhar a vista, tornando cansativa a leitura.

Fontes simples como Arial, por exemplo, permitem uma leitura mais agradável e deixam as informações mais claras. Novamente, contate um designer para a escolha da fonte que melhor represente o seu trabalho, a fonte citada é apenas para uma exemplificação, não é regra.

6. Use o verso do cartão:

Use o verso de seu cartão, pois pode aproveitar o espaço para destacar alguma informação importante ou até mesmo para ter mais espaço para novas informações. A opção de cartão frente e verso, é atraente e permite que os dados sejam bem distribuídos em ambos os lados.

Recebemos muitos cartões, conhecidos como 4×0, ou seja, cartões que são impressos de um lado e tem seu verso branco, é uma forma econômica de impressão e não muito atraente, mas vai do gosto do freguês, se optar pelo mesmo, procure aproveitar esse espaço útil para anotar um orçamento.

7. Contrate um profissional:

Para a confecção e finalização da arte de seu cartão de visitas, contrate um profissional qualificado, pois afinal seu cartão passará um pouco da imagem de seu negócio. Existem muitas pessoas, que se dizem “designers”, os famosos “sobrinhos” que cobram um preço abaixo do mercado ou realizam um trabalho gratuito.

Desconfie! Pois nem sempre o preço acessível o aquele que se diz o bom entendedor, lhe trará o resultado esperado, não significa que você deve investir milhões, mas pesquisar e conhecer o trabalho de quem é especialist na área.

As pessoas que estudam design e publicidade e propaganda, tem todo uma lógica estratégia para oferecer um trabalho eficiente, estudando as melhores formas de destacar o seu negócio e passar uma mensagem clara no seu material de divulgação, além de assegurar-lhe que o seu material será produzido corretamente e com qualidade.

Divulgue seu negócio - Lynx Comunicação

Divulgue-se em suas visitas e reuniões!

  • Tenha sempre cartões com você:

Tenha sempre em mãos alguns cartões, pois você nunca sabe quando uma oportunidade surgirá. Quem sabe em uma conversa informal você não consegue um cliente na fila do banco?

  • Crie um cartão virtual:

Ao disparar seus e-mails, crie uma assinatura de e-mail ou cartão de visitas digital, assim se o cliente precisar lhe contatar por telefone, terá sua informação facilmente encontrada ao final do e-mail.

  • Não espere, aja!

Não espere uma pessoa lhe dar o cartão dela para que você dê o seu, na primeira oportunidade dê um cartão, pois quando menos esperar um novo cliente estará batendo em sua porta.

Agora que você sabe da importância de ter um cartão de visitas, dá uma olhadinha em nosso portfólio e conte com a Lynx Comunicação para auxiliá-lo na divulgação do seu negócio!

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Como a comunicação visual tornar sua loja atraente?Postado em3:04 pm - maio 31, 2017

[…] várias formas de comunicação visual, algumas já falamos em artigos anteriores como cartão de visitas, por exemplo. Mas o foco de hoje é como utilizar esta ferramenta para atrair mais clientes para o […]

7 dicas de marketing para PME! | Lynx ComunicaçãoPostado em12:32 pm - nov 10, 2017

[…] e o poder de persuasão o material de apresentação é ótimo para marcar sua presença. Um cartão de visitas bem vistoso e com as informações necessárias é muito interessante. Mas não economize nessa […]

Deixe uma resposta