O que é logotipo?

porFran Dias

O que é logotipo?

Todo empreendedor iniciante, tem dúvidas sobre por onde o seu negócio deve começar, e como criar e deixar a sua marca em evidência perante os concorrentes. Apesar de algumas pessoas saberem o que é um logotipo, muitas tem dúvidas sobre do que se trata essa representatividade.

Mas afinal, o que é um logo?

Sabe aquele “desenho” atraente, que representa através de formas, palavras ou até números, o nome de uma marca, produto ou empresa? Pois bem, este “desenho” é chamado de logotipo sendo também conhecido como logo.

Sua função é muito importante para estabelecer uma identidade visual exclusiva que represente, de modo geral a sua marca. Segundo a definição do Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, Logotipo significa:

Elemento gráfico representativo de uma marca, constituído por letras e/ou símbolos, usado como identidade visual de uma instituição, um serviço, um produto, etc.

Pesquisando a origem da palavra, logotipo tem origem grega, sendo “logus” – palavra e “typus” – figura, marca ou impressão.

O logo pode ser classificado de algumas formas diferentes, diferenciando-se apenas por seu tipo de representação da marca. Conheça alguns termos antes de decidir como criar a sua marca.

  • Imagotipo:
    Combinação de um símbolo
    ou ícone com uma palavra (separadamente).
    Imagotipo - Lacoste
  • Isologo:
    Combinação de um símbolo ou ícone, fundidos com uma palavra.Isologo - Logo Ford
  • Isotipo ou Símbolo:
    É um ícone que representa os valores,
    de forma geral, da marca.Volkswagen
  • Monograma:
    É um agrupamento de duas ou mais letras e outros elementos gráficos para a formação de um símbolo.Monograma - Banco do Brasil
  • Anagrama:
    Junção de duas ou mais palavras, que forma um símbolo com articulação fonética, ou seja, sons diferentes combinados que estabelecem uma diferença de significado entre cada palavra. Anagrama - logo FEDEX
  • Sigla:
    São as iniciais de uma pequena frase.Sigla - CVC
  • Inicial:
    A primeira letra de uma palavra ou nome próprio.Inicial - logo Carrefour
  • Firma:
    Representa a marca de seu autor através de sua assinatura pessoal.Firma - Johnsons
  • Pictograma Figurativo:
    Um ícone que representa a marca através
    de uma símbolo óbvio.
    Isotipo ou símbolo - Apple
  • Pictograma Abstrato:
    Um ícone que não representa a marca através de uma figura óbvia, mas representa a essência de seu significado.
    Pictograma - Logo da Pepsi

Agora que você já conheceu algumas formas e variações possível para criar o seu logo, vamos a pergunta que não quer calar.

Como eu posso criar um logotipo para a minha empresa?

Com a ideia já formada e o nome da sua empresa em mãos, você pode contar com a ajuda de um profissional de publicidade e propaganda ou designer gráfico para auxiliá-lo a desenvolver sua marca.

Este profissional irá orientá-lo na escolha de cores de acordo com o objetivo da sua marca, tipografia (ou seja a fonte) utilizada para deixar o nome de sua empresa em destaque, escolher o ícone perfeito que remeta ao o que o seu negócio se trata, além de lhe fornecer o arquivo essencial para que você possa imprimir outros materiais, com o seu logotipo em uma resolução de qualidade para impressão.

O que significa resolução de qualidade?

Todo material de divulgação, bem como a sua marca, precisam ser desenhados em softwares específicos que permitam a você utilizar diferentes tamanhos do seu logo sem que o mesmo perca qualidade (resolução de imagem).

Todo arquivo para impressão deve ser idealizado no formato CMYK (combinação das 4 cores, Azul, Rosa, Amarelo, e Preto) com 300 dpi que é o que define um tamanho ideal para um arquivo de alta qualidade.

Para ter um arquivo com essas especificações o logotipo deve ser feito por alguém que tenha experiência ou conhecimento na área, se não o arquivo não terá a qualidade exigida pelas gráficas e o seu material ficará comprometido.

O que devo solicitar, ao fazer um logo?O que devo solicitar, ao fazer um logo?

Como falamos brevemente, ao solicitar a criação de um logotipo para a sua empresa é necessário disponibilizar as seguintes informações:

• Nome da sua empresa ou produto;
• Ramo de atuação;
• Qual público você quer atingir;
• Informar até 3 concorrentes do seu ramo;
• E se possível, enviar referências de logos que te inspiram.

Simples, não é mesmo? Deixe anotado essas informações para solicitar ao seu designer.

E como recebo o arquivo?

Sempre que você adquire um material para divulgação, o designer deve enviar o “arquivo aberto”, ou seja, o arquivo do software que o profissional desenvolveu a sua marca, bem como as fontes utilizadas e a variação da marca para outras aplicações que não sejam as que você costuma fazer.

Para simplificar, imagine que seu logotipo foi criado em 3 cores e o fundo da imagem onde este será representado é todo colorido, se assim o colocasse, não seria possível visualizar sua marca, sem ficar confuso, não é mesmo?

Desta forma o designer deverá criar uma variação, como deixar o logo todo em branco, preto ou uma única cor para que você consiga utilizá-lo como uma segunda versão para fundos coloridos.

Importante!

O arquivo aberto ou arte final como também é conhecido, só pode ser visto (aberto) por outros profissionais que utilizam este mesmo software. Para que você consiga visualizar e utilizar em publicações para a internet, site ou redes sociais, você receberá o arquivo do logo nas extensões .jpg e .png, que são os tipos de arquivos de imagem mais utilizados.

Para a obtenção de uma identidade visual para seu negócio, é primordial entender a mensagem que deve ser passada para o seu público alvo. É de suma importância que um profissional qualificado seja responsável pela elaboração, criação e arte final do logo.

É por isso que a Lynx Comunicação pode te ajudar com esta tarefa.

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Quanto vale a sua marca? | Lynx ComunicaçãoPostado em12:03 pm - nov 29, 2017

[…] pode se aprofundar mais no assunto em nossos artigos sobre logo e psicologia das […]

Como fixar minha logomarca? | Lynx ComunicaçãoPostado em4:28 pm - jan 31, 2018

[…] já descobriu o que é um logotipo e o quanto ele é importante para o seu negócio. Mas ainda possui dúvidas quanto sua […]

Deixe uma resposta