Todo empreendedor iniciante, tem dúvidas sobre por onde o seu negócio deve começar, e como criar e deixar a sua marca em evidência perante os concorrentes. Apesar de algumas pessoas saberem o que é um logotipo, muitas tem dúvidas sobre do que se trata essa representatividade.
Sabe aquele “desenho” atraente, que representa através de formas, palavras ou até números, o nome de uma marca, produto ou empresa? Pois bem, este “desenho” é chamado de logotipo sendo também conhecido como logo.
Sua função é muito importante para estabelecer uma identidade visual exclusiva que represente, de modo geral a sua marca. Segundo a definição do Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, Logotipo significa:
“Elemento gráfico representativo de uma marca, constituído por letras e/ou símbolos, usado como identidade visual de uma instituição, um serviço, um produto, etc.”
Pesquisando a origem da palavra, logotipo tem origem grega, sendo “logus” – palavra e “typus” – figura, marca ou impressão.
O logo pode ser classificado de algumas formas diferentes, diferenciando-se apenas por seu tipo de representação da marca. Conheça alguns termos antes de decidir como criar a sua marca.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agora que você já conheceu algumas formas e variações possível para criar o seu logo, vamos a pergunta que não quer calar.
Com a ideia já formada e o nome da sua empresa em mãos, você pode contar com a ajuda de um profissional de publicidade e propaganda ou designer gráfico para auxiliá-lo a desenvolver sua marca.
Este profissional irá orientá-lo na escolha de cores de acordo com o objetivo da sua marca, tipografia (ou seja a fonte) utilizada para deixar o nome de sua empresa em destaque, escolher o ícone perfeito que remeta ao o que o seu negócio se trata, além de lhe fornecer o arquivo essencial para que você possa imprimir outros materiais, com o seu logotipo em uma resolução de qualidade para impressão.
Todo material de divulgação, bem como a sua marca, precisam ser desenhados em softwares específicos que permitam a você utilizar diferentes tamanhos do seu logo sem que o mesmo perca qualidade (resolução de imagem).
Todo arquivo para impressão deve ser idealizado no formato CMYK (combinação das 4 cores, Azul, Rosa, Amarelo, e Preto) com 300 dpi que é o que define um tamanho ideal para um arquivo de alta qualidade.
Para ter um arquivo com essas especificações o logotipo deve ser feito por alguém que tenha experiência ou conhecimento na área, se não o arquivo não terá a qualidade exigida pelas gráficas e o seu material ficará comprometido.
Como falamos brevemente, ao solicitar a criação de um logotipo para a sua empresa é necessário disponibilizar as seguintes informações:
• Nome da sua empresa ou produto;
• Ramo de atuação;
• Qual público você quer atingir;
• Informar até 3 concorrentes do seu ramo;
• E se possível, enviar referências de logos que te inspiram.
Simples, não é mesmo? Deixe anotado essas informações para solicitar ao seu designer.
Sempre que você adquire um material para divulgação, o designer deve enviar o “arquivo aberto”, ou seja, o arquivo do software que o profissional desenvolveu a sua marca, bem como as fontes utilizadas e a variação da marca para outras aplicações que não sejam as que você costuma fazer.
Para simplificar, imagine que seu logotipo foi criado em 3 cores e o fundo da imagem onde este será representado é todo colorido, se assim o colocasse, não seria possível visualizar sua marca, sem ficar confuso, não é mesmo?
Desta forma o designer deverá criar uma variação, como deixar o logo todo em branco, preto ou uma única cor para que você consiga utilizá-lo como uma segunda versão para fundos coloridos.
O arquivo aberto ou arte final como também é conhecido, só pode ser visto (aberto) por outros profissionais que utilizam este mesmo software. Para que você consiga visualizar e utilizar em publicações para a internet, site ou redes sociais, você receberá o arquivo do logo nas extensões .jpg e .png, que são os tipos de arquivos de imagem mais utilizados.
Para a obtenção de uma identidade visual para seu negócio, é primordial entender a mensagem que deve ser passada para o seu público alvo. É de suma importância que um profissional qualificado seja responsável pela elaboração, criação e arte final do logo.
É por isso que a Lynx Comunicação pode te ajudar com esta tarefa.
Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br
[…] pode se aprofundar mais no assunto em nossos artigos sobre logo e psicologia das […]
[…] já descobriu o que é um logotipo e o quanto ele é importante para o seu negócio. Mas ainda possui dúvidas quanto sua […]
Sobre o Autor