O que é e-mail marketing?

porFran Dias

O que é e-mail marketing?

O que é e-mail marketing - Agência Lynx Comunicação

Os meios de se comunicar tiveram um grande salto após a implementação da internet e isto facilitou e muito, a busca por conhecimento e troca de informações pelo mundo. O surgimento do e-mail marketing deu-se por uma forma de se comunicar com seus clientes de modo mais rápido e acessível, fazendo o mesmo papel das convencionais malas diretas, até então frequentemente recebida através dos Correios.

Neste artigo você vai descobrir:

O que é e-mail marketing?

Sabe aquele e-mail com promoções, sugestões de cursos ou viagens para você fazer? Que todos os dias você recebe e se pergunta, – “Como é que esses caras tem o meu e-mail?”. Esta forma de propaganda online é conhecida como e-mail marketing, ou seja, onde uma empresa específica, une um grupo de e-mail de pessoas que tem interesse ou afinidade a um determinado assunto/serviço/produto e disparam ou bombardeiam suas caixas de e-mail com ofertas e promoções para que você conheça a empresa deles.

Quais os benefícios desta prática para o meu negócio?

É super interessante aderir a prática de envio de e-mail marketing para seus clientes atuais, futuros e ex, pois além de estreitar o relacionamento entre as partes, há a construção de confiança, respeito e preocupação em ajudar outras pessoas a solucionarem as necessidades de seus negócios. Outros benefícios:

  • Construção de branding, gerando valor à marca e tornando-a mais conhecida ao público;
  • É um meio acessível, tanto financeiramente como uma forma simples de se ter acesso ao seu possível cliente;
  • Possui formato de mensagem cativante e agradável;
  • Um meio de comunicação simples de se mensurar os reais interessados no seu negócio ou de direcioná-lo como mudar suas estratégias de abordagem.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Há várias formas de se dialogar com seus leads (clientes potenciais), podendo ser através de e-mails automatizados/transacionais, newsletters e promocionais. Confira a função de cada tipo:

Automatizados ou transacionais:

O intuito deste e-mail é sempre ter uma resposta para interação com seu lead, ofertando uma resposta automática para cada ação que o lead tiver dentro do site, como o download de um ebook, solicitação de orçamento ou mesmo se ele venha a esquecer a senha de acesso no seu site, por exemplo. É bem útil, por ser uma forma rápida de interagir, já que o público aguarda um retorno e também bem prático permitindo que se dedique mais à outras estratégias.

Newsletter:

São e-mails voltado para toda os seus contatos (topo do funil), ou seja, todos aqueles que de alguma forma interagiram solicitando um orçamento, baixando materiais, entre outras interações, mas que ainda não fecharam negócio. A partir da newsletter, você começará a segmentar suas listagens para envio de conteúdos específicos.

Promocionais:

Utilizar a estratégia de e-mail marketing promocional, ou auxiliará a divulgar mais os produtos a serem ofertados. Este tipo de e-mail deverá ser feito com base nos leads segmentados (meio do funil), ou seja, aquele público que tem preferências específicas dentro do seu site e que você conseguiu identificar e desta forma classificar em listas separadas para ofertas de acordo com o interesse dele.

O que é preciso para fazer e enviar meu e-mail?

Para adotar essa estratégia para o seu negócio, será preciso contar com sua equipe de marketing (se você possuir) e vendas para que juntos possam tomar as devidas providências para colocar essa iniciativa em prática. Os três principais pontos para aderir o e-mail marketing a sua empresa são:

  1. Possuir uma listagem de e-mails voltados para o seu ramo de atuação
  2. Ter a ideia formada de como e sobre o que você vai comunicar
  3. Dispor de uma ferramenta de disparo de e-mail marketing

Estratégia-e-mail-marketing - Lynx Comunicação
Estes três pontos serão essenciais para que você defina quem será o receptor de suas mensagens, o que será comunicado, por onde, como e quando.

1. Listagem de contatos

É muito importante reunir seus contatos em uma planilha no Excel, contendo nome e e-mail de cada contato feito por sua equipe de vendas e cartões de visita que você acabou trocando em algum evento. Independente de serem contatos frios, armazenar estes dados poderá lhe trazer oportunidades de negócio futuras.

2. Objetivo e estrutura do e-mail
Antes de sair mandando qualquer coisa, é importante planejar a ideia de como transmitir a mensagem e a ação que você quer que o receptor tome tendo em vista o tipo de e-mail que será disparado, bem como o layout do e-mail, todas as informações que deverão constar no mesmo e sua configuração em linguagem de programa para inserção nas ferramentas de e-mail marketing.

3. Ferramenta de e-mail

Existem muitas opções no mercado, que variam de preço, facilidade de uso e quantidade de envios. Sim, você deve ter em mente a quantidade de contatos que você dispõe e a frequência de envio destes e-mails por mês para escolher a opção que mais se adeque com sua estratégia de disparo.

As ferramentas funcionam como um celular pré pago, onde você insere “créditos” para utilizar. Nela você contrata um pacote de envios mensais que varia de 5 à acima de 250 mil e-mails ou pode optar por adquirir um plano anual, mas é claro que a política de comercialização pode variar de empresa para empresa.

A ferramenta ideal:

A escolha de qual empresa contratar para o disparo é muito relativo e vai de  gosto, confiança e facilidade de cada pessoa, existem várias empresas conhecidas que hospedam sites e que podem fornecer essa ferramenta. Porém o ideal é escolher uma ferramenta que possibilite mensurar resultados e ação para auxiliá-lo nas tomadas de decisões.

• Métricas: Para que você analise os números resultados da sua campanha de e-mail marketing

• Anti-spam: Para prevenir que seus e-mails caiam nas caixas de SPAM de seus contatos.

• Fácil utilização: Permitindo navegar pelo sistema com facilidade e que seja simples para criar suas campanhas.

• Agenda de envios: Permitindo que você programe seus envios e automatize seus processos.

• Gestão de leads: Permitindo segmentar suas listagens e o que cada e-mail clica dentro da campanha.

Se você precisar de ajuda para criar e configurar sua companha conte com a Lynx Comunicação para auxiliá-lo! Juntos podemos traçar as melhores estratégias, como a linguagem a ser utilizada, estilo de e-mail e frequência desta comunicação.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos!

Conheça nosso trabalho, acessando o site: www.lynxcomunicacao.com.br

Aproveite e acompanhe-nos nas redes sociais:
Facebook Lynx Comunicação  Youtube Lynx Comunicação   Linkedin Lynx Comunicação  Google + Lynx Comunicação   Instagram Lynx Comunicação

Sobre o Autor

Fran Dias author

Redatora na Lynx Comunicação. Apaixonada por escrita, livros, redes sociais e APPs está sempre disposta a ajudar aos outros com uma boa conversa!

Como alcançar mais visibilidade com vídeos? | Blog Lynx ComunicaçãoPostado em1:33 pm - maio 12, 2017

[…] Leia também: O que é e-mail marketing? […]

Como estruturar um e-mail marketing? | Blog Lynx ComunicaçãoPostado em11:40 am - maio 19, 2017

[…] Leia mais: O que é e-mail marketing? […]

Co-marketing: O que é e como ampliar seus lucros? | Lynx ComunicaçãoPostado em2:27 pm - jul 12, 2017

[…] E-mail marketing […]

O que fazer pós Black Friday? | Lynx ComunicaçãoPostado em11:31 am - nov 24, 2017

[…] E-mail marketing […]

Deixe uma resposta